PALESTRAS & TREINAMENTOS
A Mináguas acredita que a capacitação de pessoas através da informações seja o melhor caminho para obtenção de um sistema de desenvolvimento aliado à preservação do meio ambiente. Neste sentido proporcionamos cursos e paletras para a conscientização e capacitação de pessoas em diversas áreas do conhecimento.
Palestras
Plano de Gerenciamento Resíduos Serviço de Saúde
O PGRSS ou Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde é um documento integrante do processo de licenciamento ambiental de todo e qualquer estabelecimento que trabalhe com saúde humana ou animal. Constitui-se em um conjunto de procedimentos de gestão de resíduos, planejados e implementados a partir de bases científicas e técnicas, normativas e legais. Indica processos que são utilizados pelo estabelecimento para a não-geração ou minimização de geração de resíduos, bem como de todos os passos para as suas segregações na fonte, acondicionamentos, coletas, armazenamentos, transportes, reusos, reciclagens, tratamentos e disposições finais (FEAM, 2015).
Coleta Seletiva
Coleta seletiva é a coleta diferenciada de resíduos que foram previamente separados segundo a sua constituição ou composição. Ou seja, resíduos com características similares são selecionados pelo gerador (que pode ser o cidadão, uma empresa ou outra instituição) e disponibilizados para a coleta separadamente.
De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a implantação da coleta seletiva é obrigação dos municípios e metas referentes à coleta seletiva fazem parte do conteúdo mínimo que deve constar nos planos de gestão integrada de resíduos sólidos dos municípios. (MMA, 2016)
Tratamento & Qualidade da Água
A água como bem essencial à qualidade e manuntenção do ecossitema requer uma atenção especial, pois ao mesmo tempo que garante a sobrevivencia do homem a mesma pode ser veículo de transmissão de doenças. Um grande fato que contribui para esta característica é a reutilização indireta entre as cidades, onde a cidade posterior, utiliza água para abastecimento do corpo recepetor de efluentes da anterior. Diante deste fato é necessário um monitoramento constante e tratamento da água destinada ao cosumo. Além da importância para a subsistência do homem, a água compões habitats complexos para outras formas de vida.
Tratamento de Efluentes Sanitários & Industriais
Indústrias frequentemente precisam se adequar a legislções estaduais e federais quanto a disposição de seus efluentes provenientes de seus processo produtivos. Como condicionante na maioria das licenças ambientais, a empresa deve tratar e monitorar a qualidade do efluente lançado nos corpos receptores. As tecnologias de tratamento irão variar de acordo com a origem do efluente a ser tratado, podendo ser utilizado basciamente métodos físico-químicos ou biológicos. A melhor tecnologia para cada empresa varia de acordo com sua realidade, necessitando um estudo prévio de caracterização e dimensionamento do sistema.
Poluição do Solo
Visando conservar as características naturais do solo de cada região, é de extrema importância que se obedeçam as legislações referentes à disposição final de resíduos e efluentes, além da conservação da cobertura vegetal natural da região. A poluição de solos, como a provocada pela utilização de lixões, se mostra um mal quando promove a poluição da camada superficial e sub-superficial do solo, podendo atingir reservas confinadas de água, além da depredação da qualidade de vida de trabalhadores. A contaminação de solos e águas subterrâneas, afetam diretamente o trabalho agrosilvopastoril.
◄
1 / 1
►